Publicado em: 28/06/21 às 15h
Bati um papo com o Vagner Paes e a Mariana Dutra que iniciaram esse projeto em 2018 e a jornada é impressionante.
💯 Faturamento na casa de 9 dígitos no primeiro ano!
🇧🇷 É do Brasil! O projeto começou com um time de empreendedores brasileiros na Danone em colaboração com outras BUs.
🌎 O sucesso chamou a atenção da matriz e começou a ser expandido pelo mundo. Já está em mais de 20 países (e contando…).
💰 Pela rapidez que a marca está sendo expandida dá pra cravar que tem potencial de entrar no clube do bilhão em pouco tempo.
1) 🎯 Foco inicial em um nicho
2) 🥷 Marketing de guerrilha em tribos
3) 🚪 Distribuição em canais alternativosO caso de YoPro passa pelos 3 pontos:
Esse caso ilustra bem o modelo operacional das marcas emergentes no começo da jornada
A escolha do público inicial foi certeira:
- Produto resolvia uma dor importante (alta ingestão de proteína para o treino)
- Alta recorrência de consumo
- Potencial de divulgação boca a boca e em redes sociais
💡 Ter um target inicial claro é óbvio, mas poucas marcas avaliam se esse público pode levar a mensagem adiante pra ajudar no crescimento inicial.
O que mais me surpreendeu no papo com o Vagner e a Mariana foi a humildade e resiliência na construção da marca nessa fase inicial.
Sem grana, o time se uniu e foi pra rua. Visitaram boxes de Crossfit, apresentando a marca, instalando materiais de visibilidade e entendendo de verdade o que era importante pra essa comunidade.
💡 Falta de verba é muleta, quantas gestores de marca estão dispostas a passar o fim de semana acompanhando competições de uma comunidade?
Imagina pra Danone que dominava a categoria refrigerada ter que convencer o varejo a apostar num produto novo em uma categoria inexistente?
A solução? Concentrar esforços em algumas redes com bom fit para o shopper, gerando visibilidade para outros clientes que começaram a pedir pra cadastrar o produto após o sucesso inicial.
💡 O modelo “push” (empurrar o produto) em muitas lojas não funciona pra novos produtos, é melhor concentrar pra depois expandir.
Agradeço a generosidade do Vagner e da Mariana em dividir essa história e recomendo o post que ele escreveu sobre os aprendizados de liderança e intra-empreendedorismo nesse link.
Esse caso serve de inspiração para os milhares de empreendedores de marcas emergentes e também para os times em grandes empresas que não tem obtido sucesso ao lançar novas marcas.
Fundador de marca de consumo que se identificou com essa história? Fale com a Emerge Ventures. Investimos e operamos marcas emergentes de consumo de alto potencial de crescimento.
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