Leonardo Tonini - Emerge Ventures

Publicado em: 28/06/21 às 15h

Consumo é terra de camelo, não de unicórnio.

Somente 2 empresas de bens de consumo viraram unicórnios ano passado: a NotCo e a mamaearth.

Pra efeito de comparação, existem cerca de 900 unicórnios no mundo, startups avaliadas em mais de U$1 bilhão, e a grande maioria focada em tecnologia.


A análise fica mais interessante quando vemos que as poucas empresas de consumo que atingiram esse estado mítico vem sofrendo nos últimos anos:


Beyond Meat: a líder no mercado americano plant based não cresce há mais de um ano.


https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2022/08/05/prejuizo-da-beyond-meat-chegou-a-us-971-milhoes-no-2o-trimestre.ghtml


Glossier: a fundadora da marca de cosméticos renunciou esse ano.


https://vogue.globo.com/Vogue-Negocios/noticia/2022/05/emily-weiss-deixa-cargo-de-ceo-da-glossier.html


Warby Parker: a companhia de óculos perdeu mais de 75% do valor de mercado no último ano.


https://finance.yahoo.com/news/warby-parker-nyse-wrby-investors-130216892.html

Porque os unicórnios são tão raros em consumo?

Vejo alguns fatores que dificultam a vida dos fundadores de marcas de consumo que sonham em se tornar unicórnio:


- O hábito de compra das categorias é fragmentado.


- Os efeitos de rede são baixos.


- Crescimento exponencial para produtos físicos é mais complexo do que para produtos digitais.


- A obsessão com crescimento em detrimento a margem pode inviabilizar o negocio, principalmente se vierem reduções de preço muito cedo no processo.


- Os playbook são muito mais adaptados ao mundo de tecnologia, sem expertise no setor.

A boa noticia é que existe outro caminho

Centenas de marcas de consumo cresceram por décadas através de um modelo mais resiliente e sustentável: o que o jargão atual chama de startup camelo:


- Obsessão com o fluxo de caixa pra não morrer de sede no meio do caminho.


- Foco no consumidor e ajuste nos produtos e canais antes de expandir com capital abundante.- Expertise setorial mão na massa, consumo é terra de operadores.


- Captações pontuais com valuations mais realistas até a saída para um comprador estratégico ou perenidade do próprio negocio.Vejo um enorme potencial no setor de consumo, mas pra ficarmos nos jargões dos animais: consumo é terra de camelo, não de unicórnio.

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