Leonardo Tonini - Emerge Ventures

Publicado em: 28/06/21 às 15h

Casamigos, a melhor aquisição da indústria de bebidas na última década.

3 aprendizados de um negócio criado por celebridade.

Casamigos, a tequila do George Clooney vendida por $1Bi para a Diageo em 2017, é a melhor aquisição da indústria de bebidas na última década.


Alguns dados impressionantes:


🚀 Seu faturamento multiplicou entre 30 e 40x desde que a marca foi vendida em 2017


🥇 Atingiu o top 3 de marcas de tequila mais vendidas no mundo, se aproximando de $1 Bi em faturamento


🥃 Foi a marca da Diageo que mais cresceu em 2022 superando Vodka e Gin


💰 O valor pago pela aquisição vale 2 a 3x o EBITDA gerado pela marca somente em 2022 (um pouco mais se descontarmos custo de capital, mas da pra entender que foi um ótimo negócio)

Esse caso sempre aparece pra defender o potencial de negócios criados por celebridades, então vale destrinchar os aprendizados em 3 fases:

1) Fase 1: Experimentação

Marcas fundadas por celebridades costumam acelerar rápido até algumas dezenas de milhões de faturamento. Uma audiência cativa reduz o custo de aquisição de clientes dispostos a experimentar o produto.


2) Fase 2: Retenção

Não importa quantos experimentam, e sim quantos adotam a marca como hábito.


3) Fase 3: Travessia para o mercado de massa

Mas o verdadeiro teste do bilhão é se a proposta de valor é diferenciada o suficiente pra atrair mais gente que o nicho inicial.

E é isso que a grande indústria avalia ao buscar novas marcas, a capacidade de uma marca emergente escalar quando plugada no modelo de distribuição de massa.

Voltando a Casamigos:


Sem dúvida a presença do Clooney na fase 1 ajudou a gerar conhecimento de marca e distribuição inicial através de influência.

Mas o que realmente fez a diferença nesse caso foi criar uma proposta diferente, baseada em insights do consumidor aliado a tendencias:

1) A tequila costumava ser associada a uma experiencia muito forte (e ressacas terríveis). O que eles enxergaram era um espaço para um produto DIFERENTE: muito mais suave, que pudesse ser tomado puro e sem ressaca.


2) A tendencia PREMIUM em bebidas é secular mas ainda não tão difundida nessa categoria. Eles apostaram num processo de fermentação mais longo, com ingredientes de alta qualidade dando um ar artesanal para marca.


3) Antes do negócio se profissionalizar eles tomavam o produto com os amigos de Hollywood, o que começou a gerar interesse bem cedo e ajudou a construir o MOVIMENTO CULTURAL valorizando a categoria, que é a de maior crescimento nos EUA nos últimos anos.


Com a proliferação de marcas criadas por celebridades esse caso deixa uma lição importante:


O papel mais importante da celebridade não é monetizar sua audiência para baixar o CAC. Isso é apenas gasolina.

Considerações finais

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O que realmente importa é criar uma marca diferenciada baseada em insights não atendidos do consumidor.

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